top of page
Jonas Mekas

Jonas Mekas nasceu em 1922 na aldeia agrícola de Semeniškiai, na Lituania. Atualmente, vive e trabalha em Nova York. Em 1944, ele e seu irmão Adolfas foram levados pelos nazistas para um campo de trabalho forçado em Elmshorn, na Alemanha. Depois da guerra, ele estudou filosofia na Universidade de Mainz. No final de 1949, a Organização para Refugiados das Nações Unidas levou os dois irmãos para Nova York, onde se estabeleceram em Williamsburg, Brooklyn.

 

Dois meses depois de sua chegada em Nova York, ele pediu dinheiro emprestado para comprar sua primeira câmera Bolex e começou a filmar breves momentos de sua vida. Foi então se envolvendo profundamente com o movimento de cinema de vanguarda americano. Em 1954, junto com seu irmão, ele fundou a Film Culture, que logo se tornou a mais importante publicação especializada em cinema dos Estado Unidos. Em 1958, começou a escrever também para a famosa coluna Movie Jornal no Village Voice. Nos anos 60, junto com outros nomes do cinema underground, fundou a Film-makers Coorporative e a Film-makers Cinematheque, que depois se transformou na Anthology Film Archives, o maior e mais importante repositório do cinema de vanguarda.

 

Durante todo esse tempo, ele continuou fazendo filmes e escrevendo (tento publicado 20 livros de prosa e poesia, traduzidos para mais de uma dúzia de idiomas). Em seus filmes, ele adotou uma forma diarística de registro. Sua obra tem sido estudada e exposta em bienais, museus e galerias em todo mundo.

 

 

Outros links

 

Jonas Mekas Site Oficial

Anthology Film Archives

Jonas Mekas Visual Arts Center

 

bottom of page